sexta-feira, 6 de maio de 2011

tempos de convenção

 






Tempos de convenção


Branco, verde, azul e cinzento                                                  
Delicio-me nestas cores, neste momento
O céu areja-me numa brutal calmaria
Sinto-me inquieta nesta maresia…

Por quê, apenas neste mês?
Por quê apenas hoje?
Por quê apenas um dia…?!

… Estou plantada à beira-mar!
Só esta Mãe Terra me poderá acalmar!

Primeiro de Maio e primeiro Domingo
Este oceano atiça-me, desafia comigo
Chamam de mês do coração
Chamam de dia da Mãe,
Tudo por convenção
Eu detesto, o apenas Hoje
A minha mãe está tão Longe
Que desilusão!

Eu Grito a este Universo:

_ Os nossos e teus filhos, em teu barco navegam
Tu és a verdadeira Mãe, mas, a ti todos governam…
Não é Maio,
Não são os dias assinalados, que simbolizam:
 A mãe, o coração, a felicidade…
…,
É o alimento diário da família, num significado de amizade!

Há dias, de tudo e do nada,
Que palhaçada!
A fachada do consumismo
A família egoísmo!
 ...
Sinto que estou perturbada
Minha alma está zangada!
Batem-me, no peito,:) é o coração
Ele fala comigo e lamenta-se, quando lhe encosto a mão!:;

Ele diz-me baixinho:
_ Não stressem, atentem à saudade, que a alma chora
O espírito esvai-se, vai-se embora
E EU?!
Aqui fico, esfriado, dilacerado
Tantas vezes sou maltratado!
Durmam bem, comam saudável
Acariciem-se, com o que vos é agradável
E mexam-se
Mexam-se no físico e no pensamento
Não mintam, não desleixem, que eu me atrapalho
Amigos… sou eu que vos valho
 Mas a vida é um momento!
­_ Não façam alusão ao amor!
Não se iludam, por favor

Paro deste agradável sonho:

Sinto, cá dentro, uma calma e um testemunho de amor
… Quero que todos os dias e pessoas tenham o mesmo valor 
A mãe Terra, não escolheu dias, nem meses, nem pessoas especiais,
 Nascemos nus… iguais...        
Por quê virá o Homem convencer-nos de que há pessoas…, até órgãos e dias desiguais?

Mês de Maio
Mês de Maria
Mês do coração
Mês do trabalhador,
E de quem mais for…

Dizem mês do coração
E hoje dizem dia da Mãe!
Não importa de mais Quem…!?
E os outros meses que aí vêm?
Direitos naturais, ao Todo
A cada mês, a cada dia                               
A cada minuto, a cada segundo
Nesta caminhada, nesta partilha
Por este sítio do Mundo…
Não interessa o dia                
Não interessa a raça
Não interessa o posto, a graça
Não interessa o carácter, a hierarquia, a cor
Interessa SIM
Interessa SEMPRE
O saber viver em AMOR!      



maria guida

7 comentários:

  1. Plenamente de acordo, Maria Guida; por isso mesmo nem dou muita importância ao dia, e dos pequenos só recebo prendinhas feitas por eles, sobretudo cartas e poemas, que adoro! Mas no geral, sinto que realmente dia da mãe, são todos os dias.

    Beijinhos, e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. NEM CONSEGUES IMAGINAR
    O TEMPO QUE AQUI FIQUEI...
    A LER O TEU POEMA E OUVIR A MUSICA.
    AQUECEU-ME A ALMA..
    E DEU PARA RELAXAR
    ERA MESMO O QUE ESTAVA A PRECISAR..
    COMUNGO DO TEU PENSAR.
    COMO SERIA TUDO TAO BELO!....
    SE NOS SOUBESSEMOS AS DIFERENÇAS ACEITAR...

    OBRIGADA
    STOWNY

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Guida,

    Tens toda a razão, o dia da Mãe são todos os dias do mês, todos os dia do ano.
    Lindo poema... Parabéns!!

    Bjs grandes e bom fim de semana.
    Patricia

    ResponderEliminar
  4. Guida,

    Li não uma, nem duas,mas algumas vezes, o teu belo poema,ao sabor da musica que é bela e relaxante.
    Não é preciso dizer mais nada, apenas,OBRIGADA pela tua partilha pelo teu saber,pela tua sensibilidade.
    Um beijinho sincero
    tua amiga

    aline

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todas vós, pela vossa visita, pelo vosso carinho!
    Uma semana muito agradável para todas nós.
    Beijnhos
    maria guida

    ResponderEliminar
  6. Eu atrasadita?Oh não!
    Desculpa mãe lutadora,foste mãe todos os dias sim,vê se agora desfrutas da vida que bem mereces.
    A sorte fazêmo-la nós e a tua sementeira está à vista!A Terra está agradecida concerteza à mãe lutadora que foste.
    mjesus

    ResponderEliminar
  7. Amiga
    Tu para mim foste um pilar bem forte! que se faz sem amizade?
    Estás no meu coração miúda!
    bjh
    margui

    ResponderEliminar

É um prazer, receber o seu comentário.
Obrigada pelo contributo.
maria guida