segunda-feira, 9 de maio de 2011

A cevada da Titia-avó


Andava eu passeando
E as montrinhas mirando
Quando parei bem surpresa
Ao encarar tal beleza

Belo pacote me fez lembrar
A caneca de barro a soar
A torrada bem quentinha
E o aroma? Quanto tinha…!

Há anos que eu não via
A cevadinha da Titia
O grande fortificante
Que o cérebro põe radiante                                               
Café pra ela, ai isso, nada!
Chamava-lhe estimulante
Bebia esta rica cevada
Que lhe era relaxante
Quem a via, a invejava
O quanto era elegante
No garbo de seu calmante!
                                 
Comprei, fiz e bebi
E criança eu me senti
Matei saudades de infância
Imbuída nesta fragrância
Bebida pura,... que deleite!
Sabe a chocolate em pó com café
E no leite,
Que saborosa que é!

O sobrante, meti na geleira
Refresco também, pra quem queira
E, se o tempo começa a aquecer
Mais gostosa é de beber...






Beijinhos de cevada
maria guida

7 comentários:

  1. ehhhhhhhhhhhhh a primeirinha!
    Até sinto esse cheirinho...ufa e o coelho que desapareceu?Ainda te lembras?
    Oh miuda tua vida é um poema!
    Onde encontraste essa marca?
    Me mandaaaaa.
    Xuac xuac
    mjesus

    ResponderEliminar
  2. AGRADEÇO
    O ACENDER NA MINHA MEMORIA UM CLARAO,QUE ME LEVOU A UM MUNDO MARAVILHOSO DE CHEIROS E SABORES,QUE ESTAVAM SEPULTADOS NUM TEMPO DO PASSADO...
    O CHEIRO E SABOR DO CAFE DA MINHA INFANCIA,VINDO DA COZINHA AO ACORDAR!...
    QUE TEMPO TAO DOCE!...
    STOWNY

    ResponderEliminar
  3. Que pena...não conheço, e adoro estas coisas, com sabores de outros tempos!

    E conseguiu reproduzir o mesmo sabor, Maria Guida?! É que frequentemente a memória não corresponde, ou porque idealizamos demais, ou porque os produtos se alteram.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fernanda
    Eu gostei muito, não tem nada a ver com as marcas do supermercado.Uma amiga que ía comigo também adorou o sabor.Mas, isto de paladares :)
    Comprei aqui:
    http://producaonacionalfazbem.blogs.sapo.pt/42961.html

    Beijinhos
    maria guida

    ResponderEliminar
  5. Fernanda
    Eu comprei com uma amiga e na verdade adorámos.
    O sabor é muito agradável!
    Mas isto de sabores e aromas, tem muito a ver com a pessoa...

    Comprámos aqui
    http://producaonacionalfazbem.blogs.sapo.pt/42961.html

    Beijnhos
    maria guida

    ResponderEliminar
  6. Olá Guida,

    Que bela recordação....

    Assim como tu recordei a minha infância... o sabor inconfundível desta bebida deliciosa acompanhada com o pãozinho barrado com aquela manteiga artesanal, que me faz crescer água na boca.... Que saudades!!!!

    Beijinhos
    Fernanda Salvado

    ResponderEliminar
  7. Olá Guida,

    Eu não conheço esta marca, mas adorei o teu poema...!!
    Como é bom recordar a nossa infância!!

    Bjs grandes.
    Patricia

    ResponderEliminar

É um prazer, receber o seu comentário.
Obrigada pelo contributo.
maria guida