terça-feira, 12 de julho de 2011

Eu, beringela

Eu beringela...


Vai pelos quatro mil anos
Se não me levo de enganos
Que adornava eu, pela Índia
Bem gostosa essa estadia!
Todos me achavam elegante,
Macia…

Muito lisa e lustrosa…
Apesar de ser amargosa
Sou de textura única, esponjosa
Diziam-me: _ pera jeitosa!
Uma amarga saborosa! :)

Enfim, sou um legume vaidoso
Os árabes achavam-me gostoso!
E eu ficava piroso…

Em ondeado longo, enjoativo
De pedúnculo seco e torcido
Cheguei à Península Ibérica
Muçulmanos me adotaram
Na bagagem me trouxeram
...Achava-me uma pindérica...

De tanto enjoo, mirrei e abortei             
Sementes que perduram, em vida
O homem à terra mas lançou…E,
Nestes campos, a mesma fada sou

Gosto muito do quentinho
Duma criação dispersa
Estufas, campos abrigados
Terra fofa e vamos nessa

Desperto o meu misticismo
Vejo-me aqui, sou lisboeta
Emerjo, enfeito minis hortas
Serei roxa, lilás, ou violeta?

Porque tenho muita água
Tenho poucas calorias
Reduzo o colesterol
Teu ventre torna-se mole
Na digestão, não há azias

Dizem-me da família:
_ Do tomate
_ Do pimento
 E da abelhuda batata
Cá pra nós…só um aparte…
_ Eu sou mais fina! Ganda lata!


Maria guida

3 comentários:

  1. Por dá aquela palha fazes um poema. Até a vaidosa beringela.
    De uma cõr que só ela
    Textura aveludada e o sabôr?
    Experimenta com um polmezinho
    E dá-lhe uma fritadela!
    Hum...

    ResponderEliminar
  2. Ahahahah...gostei do humor! E adoro beringela!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. OLHA A BERINGELA SEDOSA!
    DE LINDA CÔR, A VAIDOSA!
    USA TRAJE DE SEDUÇÃO ,
    QUE A TORNA BEM FORMOSA!

    ResponderEliminar

É um prazer, receber o seu comentário.
Obrigada pelo contributo.
maria guida