quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sou pé de maracujá, maracujazeiro:)


Sou pé de maracujá, maracujazeiro
Sou Planta empolgada neste poleiro!
Sou invasora, arbustiva e vigorosa
Para o povo, e com razão
Minha flor é a da paixão…
Supera a vermelha rosa…
Curiosos?
Ansiosas por novidades?
Muito bem, cuscas comadres
Minha sebe vos tem seduzido
 Bem oiço…
Mas, faço-me despercebido!

Por que, não me vedes as flores?                     
A primavera foi-se, meus Amores!J
Foram de beleza exótica, perfumadas
Quiçá, vos deixassem inebriadas! J

Pareço um arbusto só?
Enganam-se, tenham lá dó
Estou agarradinho à minha companheira
Uma  J maracujá, casca fina, tipa porreira
Somos amigos, mas de sangues diferentes
Beijocamos e florescemos contentes J

Para nosso fruto poderdes ver
Polinização é imperativo fazer!

Quando nos juntaram, éramos putos!
Conseguimos dar apenas, dois frutos.
…Ui…
Resmas de curiosos espreitavam, cuscavam
A rede e o muro também nos ralhavam

E os donos!? Mesmo muito desiludidos!
Tivemos que lhes dar ouvidos…              
Virámos projetos astutos
Parecíamos dois malucos…
Pedimos aos donos meninos
Que a brincar nos abanassem
A polinizar ajudassem
E os ventos,
E as abelhas
Se quisessem
…Também chamassem

Este ano? Admiram-se pela abundância
A dona já nos olha de plena elegância
Espreita da cozinha e sorri-nos de contente
E, no seu olhar, é só mimos minha gente

Só cá pra nós…J C
Ela di-lo de viva voz:

_ Viva a privacidade do lado
  Viva este alegre combinado
  O verde e a frescura, neste verão
  E os frutos que eles nos dão!?

Estes elogios fortificam a nossa união…!!!

Hum…resta-nos ainda dizer…

Nossa mãe é tropical é americana
Imigrámos, porque temos muita fama
Somos um calmante puro, natural
Por aqui, não há fruto igual
Temos cálcio, fósforo e vitamina
Que o diga, a nossa dona menina!
...
Não façamos disto querela!
Mas outras frutas, não são com ela…
Nosso suco, nossa mucilagem
Mostra-lhe bem a nossa imagem
Aprecia o sabor, perfumado e agridoce              
Quem diria que assim não fosse!?
 Nosso pé,J !...tem o prazer, tem a delícia
O manifesto, da entendedora Letícia!

Se quiserdes acalmar, fortificar e ter uma vista bela
Plantai, filhos nossos, ao alcance da vossa janela…



Ofereço este poema à minha amiga bloguista, Fernanda.

Obrigada por gostar destes vaipes que me dão!:)

Beijinhos

Maria Guida Rodrigues






7 comentários:

  1. Quem agradece sou eu, Maria Guida!
    Cá em casa todos adoramos o seu poema, tão bem escrito, muito assertivo, e bem humorado.
    Já agora, deixe-me dizer-lhe que a sua poesia me faz lembrar o maracujá: fresca, saborosa e viva!

    Desejo-lhe um dia muito feliz :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Guida,certamente que a tua amiga Fernanda vai ficar orgulhosa por ter sido brindada com este teu belissimo poema.
    Eu nunca vi ao vivo a flôr do maracujazeiro,mas pela foto é lindissima.
    Pareceu-me perceber que esta planta está no teu jardim mesmo perto da tua janela,certo?

    As tuas discrições sobre qualquer tema desta maneira poética,são completamente apaixonantes.

    Mais palavras para quê?
    é a Guida e os seus valiosos vaipes.
    Beijinhos
    Tua amiga
    Aline

    ResponderEliminar
  3. Olá Guida,

    Obrigada por este delicioso poema, lindo, lindo...!!

    Parabéns!!

    Bjs carinhosos.
    Patricia

    ResponderEliminar
  4. Bem amiga
    Não eras tu que inventavas canções para as criancinhas aprenderem?
    Davas tudo e no ano seguinte fazias novo...nunca te percebi!Agora com o blog ainda bem!!!viva a informática puxa,continuas a dar a todo o mundo, mas já não deitas fora...que não te dê o vaipe de fechares o blog....nuuuuuuuuuuuunca carago:):):)
    "São as frutinhas
    São os legumes
    Carne e peixe a valer
    Um bom pãozinho
    um bom soninho
    e leitinho pra beber"
    desta ainda me lembro eu de cor...e ainda há tempos vi a do aparelho digestivo!Muita garra miúda e vive a reforma com essa alegria que sempre te vi...já sei que não tens tempo pa nada...agora até ensinas a ler criancinhas de 70 anos.Deste lado mas sempre contigo xuac xuac
    mjesus

    ResponderEliminar
  5. LINDO POEMA
    QUE NAO ME SURPRENDEU...
    VINDO DE TI,POETISA AFAMADA
    BABADO,DEVE ESTAR ESSE MARACUJA- MARACUJEIRO
    QUE ESSE SENTIR POETICO
    TE CONHECEU!...

    STOWNY

    ResponderEliminar
  6. Very interesting points. Thanks!

    My site:
    internet dsl vergleich und dsl vergleich

    ResponderEliminar
  7. Linda flor, maracujazeiro e claro: poema da Mª Guida!

    Beijinhos grandes.

    Tenho novidades :)

    Chuacccccccccccccc

    Marisa

    ResponderEliminar

É um prazer, receber o seu comentário.
Obrigada pelo contributo.
maria guida