sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O nosso cavaquinho

É cavaco, é braguinha ou braguinho
Cordofone lindo, nosso cavaquinho!

Nasceu num clima minhoto 
Em Braga, este maroto
Muito popular, de jeito traquino
Harmonioso e pequenino
Arranjam-lhe companhia
Pra espicaçar a alegria,
Carácter lúdico e festivo,
 O mariola…
Atiçam-no, com a amiga viola…J
Preciso, não seria...
Solista, também faz magia!
É burguês, é urbano,
Seu jeito é bacano
Tem pulgas natas
…Nas Estudantinas, …,
... E serenatas…
Patente, em qualquer tuna
No júbilo, faz fortuna…
Está nas rusgas, chulas e malhões
Enamora corações
Harmónico, saltitante, movimentado
Afasta-nos do triste fado
Chamam-lhe de rural, típico e pobre
Mas, se dor, ele encobre, é nobre
                                                                                             
Musicalmente me vai falando…
Vou-me enamorando
Embrenho na melodia
Me encanta a sua harmonia
E o ritmo?
Quanta alegria!
Com a sua sonoridade
Esqueço as dores da idade
Será que vou aprendê-lo?
E vá lá eu,  entendê-lo!

Terei essa capacidade?
A maluqueira terá idade?

Somos três, nesta energia
Brincamos com harmonia
Vale-nos a companhia
Vivas à nossa folia!





Dedico à Isaura e Fatinha, com um beijinho cavaquista.

Ehhhhhhhhhhhhhhhh….vamos nessa!
maria guida

7 comentários:

  1. Olá Guida,
    Muito bonito este teu entusiasmo em aprender cavaquinho... eheheh!!!
    Com esta energia que tu tens claro que vais ser capaz... nunca é tarde para aprender.

    Claro que sim, vão nessa...!!

    Bjs carinhosos.
    Patricia

    ResponderEliminar
  2. Tardava já, o teu desabafo.
    Em geito de harmonia,
    Para contares a toda a gente,
    Que andamos nesta folia!

    Notas, acordes, melodia.
    Começo a acreditar,
    O nosso Prof Carita,
    Põe a malta a cavacar.
    Talvez já neste Natal.!

    ResponderEliminar
  3. Será?
    As notas, estão a dar-me a volta à cabeça e o meu cavaco não soa a nada...........ehhhhhhhhhh tou a dar em doida..
    beijnho

    ResponderEliminar
  4. SEMPRE FAMINTA...
    DE ACTIVIDADES DIVERSIFICADAS.
    AFASTAS O TEDIO
    AFUCENTAS A ALZHEIMER!...

    OPTIMO EXITO
    STOWNY

    ResponderEliminar
  5. A Maria Guida está a aprender a tocar cavaquinho?! Parabéns! Louvou-lhe a energia e sede de aprender!
    Nós temos um cá em casa, era do avó do meu marido, ele tocava, mas agora é unicamente decorativo.

    Beijinhos, e boa semana!

    P.S. Gostei da foto dos caracóis!Obrigada. Sim, com um cházinho também vão muito bem ;)

    P.P.S. Já vi o link! Funciona, heheheh...

    ResponderEliminar
  6. É verdade, Fernanda.
    Pensava que era mais fácil:)lol...ainda pouco soa e já tive 4 aulas!!!mas lá no grupo é maria vai cós outras...eu vivo e vibro com a música, já era um sonho de criança...então bora nessa que eu sou doida...faço muita coisa e acho que anda a ficar tudo mal feito... a casa é que as paga...regressei novamente à escola e esta bem mais alegre.haja saudita!
    beijnhos

    ResponderEliminar
  7. Lindo... quero ouvir uma "modinha" nesse cavaquinho!!! Aposto que ja o está a dominar :)

    Beijinhos e boa continuação!

    Xiiiiiiiiiiiiiii muito grande...

    Marisa

    ResponderEliminar

É um prazer, receber o seu comentário.
Obrigada pelo contributo.
maria guida