sexta-feira, 22 de abril de 2011

Noutra onda vim marulhar

Noutra onda vim marulhar
Ao encontro de outro ar
Rumo ao sítio que me viu nascer
Ao concelho que me viu crescer
Ao altar que me viu casar
Aos amigos que encontrar
À casa onde feliz pari
À ventura que vivi
Ao local que também me viu chorar
E um dia, revoltada, abalar
Por querer e por amar…

Hoje, Aqui…                                          
Sinto-me criança à chuva, neste lugar
A s nuvens de Abril, vêm-me beijar
Oiço o pio do amigo mocho
O ranger do tronco chocho
As giestas escondem-me nesta laje
Tenho o meu âmago no auge!
Cheiro o aroma das flores silvestres
Que me fazem lembrar de mim
De minha infância, das minhas vestes!

…Aqui sozinha…
Tenho saudades de tudo, de vós
DE Ti e dos meus avós
Sonho acordada, olho em redor
E o bosque pergunta-me curioso
Em sussurro invejoso…:
_ Conheces-nos?
_ Melhor que o meu coração…

Sinto que em mim nada rima
Mas o meu coração prima
Em estar hoje aqui, sentada
Saboreando toda a jornada
Absorvo esta energia e iço
Tudo para mim parece feitiço
E desabafo -vos,soberbo arvoredo...
Cada passada, sem medo.


_ Vós sois os amigos que comigo cresceram,
Me refrescastes, quando os dias aqueceram
 Debaixo de vós me deixastes brincar
 Me encorajastes, a saber projectar…
 Me salpicastes de neve, em tempo de Invernia
 Em torno de vosso amor eu vivia

Hoje, como dantes, aqui estais erguidos
À chuva, ao sol, ao vento…
E até aos bandidos…

Como eu vos entendo, como vos admiro!
A vossa inveja é o desejo de virdes comigo!
Na vossa altivez, meu abraço, tudo encerra
Aliás…
Somos filhos, da mesma mãe terra

Enquanto meu cérebro de mim se lembrar
Os vossos troncos, eu virei abraçar
Porque é este ar, é o vosso respirar
Que cada dia emerge em minha mente
E me incentivam a desejar viver eternamente
Este encantado, absorto e perfumado presente.

Dará para esquecer o local onde, quando e por quê…
…Um dia nascer
… Crescer
… E
Se aprendeu a “ Ser”?

maria guida

4 comentários:

  1. oláaaaaaaaaaaaaaa
    Não há palavras que definam aquilo que só tu sabes definir.
    Este local tem muitas saudades tuas.
    Fiquei feliz por estar contigo.
    xi coração e vamos estando sempre presentes na blogosfera.
    mjesus

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga,

    Mais un lindo poema que aqui nos deixaste... Quantas saudades deste lugar, não é?
    Como eu te entendo!!
    Adorei! Parabéns...!!

    Bjs grandes.
    Patricia

    ResponderEliminar
  3. Guida,
    Recordaste a tua infancia,os sonhos que contigo cresceram,fazendo a Mulher que és hoje.
    Mais do que tudo recordaste algo que tens bem guardado no teu coração.
    Mergulhaste no fundo do teu ser.
    Só uma palavra mais.OBRIGADA
    aline

    ResponderEliminar
  4. Minhas amigas!obrigada pelas vossas visitas, pelas vossas palavras...os nossos lugares, não há dúvida,são sementes que nunca podemos descurar...algo nosso está aí...o alicerce da vida, é o pilar MAIOR...
    Beijnhos
    maria guida

    ResponderEliminar

É um prazer, receber o seu comentário.
Obrigada pelo contributo.
maria guida