segunda-feira, 18 de abril de 2011

Em época da lampreia.




        
Desta mente não sai nada
Será que estou encalhada?
Ou seria da lampreia
Que preparei para a ceia?

Raio de cilindro alongado
Pôs-me o cérebro em mau estado
Eu agarrava-lhe a ponta
Escorregava-me, feita tonta
Escaldei-a na panela
E depois é que foi ela
A viscosidade era tanta
Que me fez pintar a manta…

Levou tanta esfregadela
E só entrou na panela
Prá famosa cabidela
Após tamanha barrela

Pedis, das melhores especiarias
Sem elas, não há iguarias
Pedis, tinto verde, maduro e vinagre
Bem ao gostinho do abade
Calicezinho do porto
E um pau de louro torto
Não vá o diabo tecê-la
E vossa fama, perdê-la!

Quem tão cara, vos atura
Neste tempo de conjuntura?

Essa vítrea cristalina
Do corpo, olho e narina…,
As sete fendas branquiais
Por onde toda sangrais…
Ai! …tudo me arremina…
Coisa esguia, feita fina!
Se não fosse o consorte
Por aqui não tinhas sorte
Se não fosse pla famelga
Não cozinhava esta melga…

Ais, não me levem a mal
Que eu pró ano ralho igual


   Desabafos da cozinheira...

maria guida

5 comentários:

  1. Olá Guida,

    Tu não paras de me surpreender...!!
    Que desabafo em forma de poesia!!

    Não gosto deste "cilindro alongado", como tu o chamas, mas adorei o poema. Parabéns!!

    Bjs carinhosos.
    Patricia

    ResponderEliminar
  2. Pois tens razão Patrícia...mas a tipa escorregava-me das mãos e foi esse sólido maluco que me veio à cabeça...:):):)obrigada! beijnho doce e amendoado.

    margui

    ResponderEliminar
  3. Guida,
    Mais uma vez confirmo o que sempre tenho dito.
    Poeta é mesmo assim!
    És a maior,a tua imaginação não tem limites e estás sempre a surpreender.
    Sortuda esta lampreia que ganhou um poema.
    Beijinhos

    Aline Rocha

    ResponderEliminar
  4. Aline
    Obrigada

    os meus vaipes...enfim:):):)

    beijnhos linda.

    ResponderEliminar
  5. ohhhhhhhhh minha
    e se a comprasses na crissónia?Não te ralavas tanto!!!:):):)como tu brincas com o que escreves!maravilha!...mas olha,não compras a lampreia pq engorda, mas do lanche lá não escapas.
    bjocas te logo ou até amanhã
    mjesus

    ResponderEliminar

É um prazer, receber o seu comentário.
Obrigada pelo contributo.
maria guida