sábado, 11 de junho de 2011

E nesta calma, a minha calma aconteceu...


Abro a cortina
Pela matina
Quanta beleza,… eu vejo!
Agradeço este ensejo!

Verdes variegados
Telhados reformados
Vales, rios e serras
São a alma, destas terras
…                                                
Abro a janela…
Uma aragem me sacode:
 _ Ainda em casa?
Não pode!
_ Há várias horas de claridade
Vem, saboreia esta realidade.

Saio…
Subo e desço montes
Bebo água de frescas fontes
Banho-me nas cachoeiras
Das escondidas ribeiras
Vejo em cada cascata
Uma seiva de prata
E em cada animal
Brandura desigual

As aldeias fantasma
Apertam-me de asma
Há algo de gostosa dor, de mágico
De profundidade, neste fantástico…

…Sento-me…
Sentir-me-ei bem ou mal ?...
As fragas respondem com revês:
_ É só o matagal
Dos rios Caldo, Arado, Gerês…

Termas e rios
Suores e calafrios
São terras do Bouro
A quietude dum tesouro

Maravilhada…, levanto-me…

Olho o que o teto me traz                   
Sinto um todo absoluto, uma paz

…Estes cumes tocam o céu
Este silêncio mago é só meu!

E nesta calma, a minha calma aconteceu!

Maria Guida 

4 comentários:

  1. Olá Maria Guida!!
    O Gerês é muito lindo.
    Assim como todo o meio envolvente.
    Adoro ler os seus poemas... e a maneira como brinca com as palavras... é fantástica!!!
    Beijinhos e uma abraço dos nossos, bem forte e apertadinho.
    Marisa

    ResponderEliminar
  2. Boa noite guida,

    Adorei passar por aqui e ler o teu belo poema ao som desta música relaxante...!!!! A tua imaginação e a tua sensibilidade não têm limites, amiga!!

    Estas paisagens transmitem uma verdadeira calma... o Gerês deve ser lindo...

    Bjs grandes.
    Patricia

    ResponderEliminar
  3. Que bonito, Maria Guida!
    As suas palavras causaram-me um certa inveja, desejei estar aí consigo, a apreciar essa paisagem, verde e fresca, e a sentir-me tocar pela "calma".

    Beijinhos

    P.S. Adoro o Gerês, e as aldeias do interior :)

    ResponderEliminar
  4. Essa beleza toda só posso comparar ao meu mar da costa algarvia. Cada coisa em seu geito, claro, mas em grandiosa natureza aí estão em cada extremo uma maravilha! Continua a cantar em versos a tua terra como bem sabes.

    ResponderEliminar

É um prazer, receber o seu comentário.
Obrigada pelo contributo.
maria guida